quinta-feira, 22 de abril de 2010

Construtivismo Russo

     Esse movimento foi iniciado na Rússia a partir de 1919. As principais características são o uso de cores primárias, formas geométricas, fotomontagem e tipografia sem serifa, o movimento foi inspirado pelas novas conquistas do Novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista.
     Havia o entusiasmo pelas possibiliadades aparentemente ilimitadas oferecidas pelos arquitetos, através das novas tecnicas construtivas.  Os princípios do construtivismo transferidos para a arquitetura signficavam a modelação espacial entendida como espaço livre, com edifícios arremessando-se para o alto, com linhas verticais ou inclinadas, compostos por elementos construtivos ordenados sem transição reduzidos a formas e cores básicas, desenvolvendo a sua forma diretamente da construção e mostrando-a abertamente através das superfícies envidraçadas. 
      O termo arte construtivista foi introduzido pela primeira vez por Malevich, o construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética quanto na República de Weimar.O construtivismo foi  de forte influência na arte moderna. As suas preposições influenciaram fortemente a arquitetura moderna.
      A Bauhaus,  o Suprematismo, o De Stijl, assim como grande parte da vanguarda russa, foram manifestações influênciadas por esse movimento.   
   Alguns projetos que se tornaram famosos: o monumento a III Internacional desenhado em 1919 por Tatlin, um edifício esculpido que deveria servor de sede e sala de congressos desta organização internacional comunista. 


Vladimir Tatlin: Monumento à III Internacionsal, 1919. Fonte: http://tumbaymonumento.wikispaces.com/file/view/tatlin.jpg/33008081/tatlin.jpg. Acessado em abril de 2010.


Obra construtivista ilustrando a vida através das máquinas. Fonte: http://evrandos.blogspot.com/2009/11/construtivismo-russo.html. Acesso me abril de 2010.



Cabeça Construtivista. Fonte: http://naoqueroficarderec.blogspot.com/. Acesso em Abril de 2010.


     "A arte torna-se instrumento de transformação social, participa da reconstrução do modo de vida e da “revolucionarização” da consciência do povo, deseja satisfazer as necessidades materiais e organizar e sistematizar os sentimentos do 
proletariado revolucionário - seu objetivo: não a arte política, mas a socialização da arte".

   

Postado por: Daniela.


1 comentários:

Unknown disse...

O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano.

(Safira)

Postar um comentário