quinta-feira, 22 de abril de 2010

EXPRESSIONISMO


           O expressionismo surgiu na Alemanha no século XX, A arquitetura expressionista se desenvolveu no clima agitado da pós guerra alemã, onde necessitando-se construir uma sociedade. A pintura e a literatura expressionista foram surgindo antes e no decorrer da 1 guerra mundial. 
           Para os arquitetos, com Primeira Guerra o cenário permitia condições onde a consciência de uma nova atitude no ambiente e a necessidade de construir, pelo efeito devastador do conflito, conduziria à utilização de materiais com diferentes finalidades e uma nova forma de definir a plástica da arquitetura em si, assim a arte expressionista tinha como características marcantes os ângulos acentuados, de contornos sombrios e as cores contrastantes – puras e ácidas – verdes, vermelhos, amarelos e negro. Expressava o sentimento do artista em relação ao momento, logo, uma visualidade subjetiva, mórbida e dramática.

 Principais arquitetos da Arquitetura Expressionista

        Apesar de inúmeros projetos terem ficado no papel, não foram poucas as visões arquitetônicas que chegaram a se concretizar. Extrapolando o dinamismo dos espaços criados pelo Jugendstil (Art Nouveau), a arquitetura expressionista rompeu de forma mais radical a estática do edifício, explorando a complexidade da iluminação e a maleabilidade dos materiais — seja através de formas cristalinas, como o pavilhão de vidro (foto 1) projetado por Bruno Taut para a Exposição do Werkbund de Colônia, ou através do teor escultural, visível no Einsteinturm de Mendelsohn.
Foto 1
Pavilhão de Vidro, Exposição Werkbund, Colônia. Bruno Taut
Fonte: http://thaa2.files.wordpress.com/2009/07/helo1.png. Acesso em: Abril/2010

Curiosidasde sobre o Pavilhão:

  • O pavilhão era uma cúpula onde se infiltrava luz que iluminava uma câmara axial disposta em sete alas e revestida com mosaico de vidro, segundo Taut, modelado segundo uma catedral gótica, em forma piramidal, a que chamava Stradtkrone, “coroa da cidade”, significando em sua forma piramidal;

  • O pavilhão de vidro é um dos maiores exemplos dessa nova idéias de transparência e da expressão;

  • Muitas vezes ele é citado pelo poeta Scheerbart em frases como ‘ A luz quer o cristal “ , “O vidro introduz a nova era” “ construir com tijolos só nos prejudica” e mostravam assim como o expressionismo tomou esse elemento como meio de expressar sentimentos e sensações, bases do próprio movimento;

  • Invelizmente nunca foi construido.
         Hans Poelzig projetou o teatro de 5.000 lugares para Max Reinhardt em Berlim, onde o interior seria uma grande cúpula cujo interior desta cúpula possui variedade infinita de ornamentos pendentes onde se confere um movimento sutilmente curvo através da cavidade da cúpula á qual estão presos, a luz lançada contra estes pequenos projetores dá uma impressão de dissolução e infinito.

Fonte:http://thaa2.files.wordpress.com/2009/07/helo2.png. Acesso em: Abril/2010
  • Fez também cenário para o filme "O Golen" (1920) a Schauspielhaus para Reinherdt ultima obre sua inteiramente expressionista.

 A torre Einstein (1919), de Erich Mendelson, também pode-se dizer como a chave da arquitetura expressionista. O edifício é concebido como bloco unitário plasmado e escavado.


Erich Mendelsohn .Berliner-Tageblatt, Berlim, Alemanha. 1921
Fonte: http://thaa2.files.wordpress.com/2009/07/helo3.png. Acesso em: Abril/2010
 
Schminke Haus, Alemanha. 1924

Fábrica Fagus, de Gropius, Alfeld/Leine, iniciada 1911

Referencias:
BENEVOLO, L. História da Arquitetura Moderna. São Paulo, 1976. 129p

O EXPRESSIONISMO NA ARTE

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição.

Principais características:

* pesquisa no domínio psicológico;
* cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
* dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
* pasta grossa, martelada, áspera;
* técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
* preferência pelo patético, trágico e sombrio.

Principais artistas: 
          Paul Cézanne (1839-1906) - sua principal tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas – que se acentuou cada vez mais, de tal forma que se tornaria impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos.
Paul Cezanne, Five Bathers (1885-7).

         O maior precursor do expressionismo foi o pintor Vincent Van Vogh, criador de obras marcantes que tinham cores fortes, pinceladas marcadas, traços expressivos, formas contorcidas e dramáticas. Em seus quadros preocupou-se em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Apaixonou-se pelas cores intensas e puras, sem nenhuma matização, pois elas tinham para ele a função de representar emoções.

Vincent Van Gogh, girassóis, 1888, óleo sobre tela

        Paul Gauguin (1848-1903) - Após algumas viagens a Europa, suas telas surgem carregadas da iconografia exótica do lugar, e não faltam cenas que mostram um erotismo natural, fruto, segundo conhecidos do pintor, de sua paixão pelas nativas. A cor adquire mais preponderância representada pelos vermelhos intensos, amarelos, verdes e violetas. 


Fonte: www.ricci-arte.biz/pt/Paul-Gauguin.htm: Acesso em: Abril/2010


            Uma das obras mais marcantes do movimento foi "O Grito" (1889), pintada pelo artista Munch, que conta a história. O seu estado de espírito está bem patente nas linhas que escreveu no seu diário: Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.

O Frito, Munch
Fonte: divadiz.com/.../uploads/2009/08/o-grito.jpg. Acesso em: Abril/2010

Postado por: Luana Jung

3 comentários:

julio cezar disse...

o mais legal no expressionismo são as formas e seus materiais rusticos.

Archoogle disse...

O Expressionismo na arte é marcado pela expressão de intensas emoções. As obras não têm preocupação com o padrão de beleza tradicional e exibem enfoque pessimista da vida, marcado por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade e, muitas vezes, necessidade de denunciar problemas sociais.

Uma curiosidade da época também é o teatro – Com tendência para o extremo e o exagero, as peças são combativas na defesa de transformações sociais. O enredo é muitas vezes metafórico, com tramas bem construídas e lógicas.
Gabriela Naibo

Anônimo disse...

kkk ta escrito "o frito"no ultimo quadro mas e "o grito"

Postar um comentário